Edição 2023/2024

Panorama do Mercado de Produto

Direcione seus próximos passos de carreira e as estratégias da área de Produto da sua empresa com este raio-x que conta com mais de 2100 respondentes.

Confira o estudo completo do mercado de Produto

Seus dados estão seguros, prometemos não enviar spam.

Um guia para empresas que possuem Produtos Digitais.

Esse é o quarto ano que a PM3, escola referência em Produtos e Negócios Digitais no Brasil, desenvolve este material gratuito para toda a comunidade de Produto e Tecnologia do país.


Nessa edição tivemos a honra de desenvolver o material em conjunto com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios, para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil. 


Principais achados

Aumento salarial acima da inflação

Para Product Managers, de 2022 para 2023, o salário médio estimado aumentou aproximadamente 5.86%. Quando comparamos este aumento salarial com a inflação acumulada pelo IPCA de 4,61% no mesmo período, observamos que o aumento do salário médio estimado superou a inflação acumulada em 1,25% no último ano.

Trabalho remoto ainda é predominante

Em 2022, o regime de trabalho predominante era o remoto, com 70,8% e este ano, houve uma redução para 61.97%. A tendência de volta para um formato híbrido se confirma com aumento dessa modalidade para 32,21%, frente ao ano anterior, que continha 24,4% dos respondentes. 

Empresas mais admiradas

Quando se trata de empresas mais admiradas na área de produtos, a Nubank lidera com folga, sendo destacada 647 vezes. Ifood e Google vêm logo atrás, com 305 e 226 menções. As gigantes globais como Spotify, Apple, Amazon, Airbnb e Netflix também são celebradas.

Distribuição de salários por gênero

No ano anterior, a disparidade salarial entre os gêneros era de 21%, mas essa diferença reduziu-se para 16,18% no ano corrente. Apesar de ainda haver uma discrepância notável, observa-se uma tendência positiva na busca por equidade salarial entre os gêneros.

Proporção PMs/Devs por porte da empresa

Em empresas menores, a proporção de PMs para desenvolvedores chama atenção pelo fato de em 32,54% terem 1 PM para 5 desenvolvedores, e em 30,95% das empresas, não contar o profissional Product Manager.

Nível de senioridade mais prevalente é Sênior

Segundo 34% dos respondentes, não há nenhuma pessoa de Marketing de Produto na empresa em que trabalham, o que mostra um crescimento quanto a presença desse profissional frente a 2022 em que 40% apontam a inexistência deste papel estruturado.

Baixar agora

O que é o Panorama?

Este "Panorama do Mercado de Produto no Brasil" não é apenas uma pesquisa. É um guia para empresas que possuem Produtos Digitais. Ele serve como um farol, iluminando áreas críticas que precisam de atenção e evolução. E assim como um produto de sucesso, nossa área está sempre em transformação. Este relatório destaca a maturidade e relevância do Brasil no cenário global de Produto e Tecnologia.


Nessa edição tivemos a honra de desenvolver o material em conjunto com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios, para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil. 


Como nos anos anteriores, aprofundamos nos assuntos mais importantes para a comunidade como remuneração por recorte (gênero, região, cargo), o papel da área de Produto nas empresas, a autonomia dos times e seus principais desafios.

Sobre a PM3

Girar o conhecimento. Esse é o nosso propósito, porque acreditamos que é através do movimento contínuo entre aprender, aplicar e compartilhar que potencializamos o mercado de Produtos e Negócios Digitais no Brasil.


Somos uma escola que conecta mais de 25 mil alunos através de cursos, atividades ao vivo, conteúdos aprofundados e a maior comunidade de Produto do Brasil.


Pessoas movem Produto, Negócios, Tecnologia.

Sobre a Bain

Somos uma consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promoverem mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes, como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias.


Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade. Com o compromisso de investir mais de US$1 bilhão em serviços “pro bono”, em 10 anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social. 


© 2019 – 2023 PM3 – Todos os direitos reservados