Edição 2024/2025
Edição 2024/2025
Este Panorama é muito mais que uma pesquisa. É um guia para empresas que desenvolvem Produtos Digitais. Serve como um farol, iluminando áreas críticas que requerem atenção e evolução.
E, como qualquer produto de sucesso, nossa área está sempre em transformação. Este relatório destaca a maturidade e a relevância do Brasil no cenário global de Produto e Tecnologia.
Este é o quinto ano que a PM3 desenvolve este material gratuito para toda a comunidade de Produto e Tecnologia do país.
Esta é a segunda edição que desenvolvemos o material em conjunto com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definem o futuro dos negócios, para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil.
Este é o quinto ano que a PM3 desenvolve este material gratuito para toda a comunidade de Produto e Tecnologia do país.
Esta é a segunda edição que desenvolvemos o material em conjunto com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definem o futuro dos negócios, para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil.
Redução no salarial médio
Redução no salarial médio
O salário médio estimado para 2024 apresenta uma redução de 9,2% em comparação ao salário médio de 2023. É a primeira vez que vemos uma redução da média, desde que começamos a produzir o panorama anual do mercado em 2020.
Trabalho remoto x presencial
O trabalho remoto está próximo de representar a realidade de apenas metade dos respondentes, enquanto as demais modalidades apresentam avanços, com destaque para o presencial, que quase dobrou sua representatividade, de 5,83% para 10,4%, em relação a 2023.
Satisfação com empresa atual
O público satisfeito com seu trabalho atual se encontra mais propenso a permanecer na empresa, com quase 80% declarando não estar em busca ativa por uma nova posição, e 35% se mostrando completamente fechados a trocar a posição atual.
Mais pessoas de Marketing de Produto nas empresas
A presença de pessoas de Marketing de Produto mais do que triplicou, indo de 3% para quase 10% em empresas que possuem 10 ou mais profissionais nesta área de atuação.
Proporção PMs/Devs nas empresas
Em 32,54% empresas menores, a proporção de PMs para Devs é de 1 PM para 5 desenvolvedores, e em 30,95% das empresas, não contar o profissional Product Manager.
Habilidades a serem desenvolvidas
Para 34% dos respondentes, Inteligência Artificial é a principal habilidade a ser desenvolvida nos próximos dois anos. E 19,37% citaram Liderança de Produto como uma habilidade a desenvolver.
Este "Panorama do Mercado de Produto no Brasil" não é apenas uma pesquisa. É um guia para empresas que possuem Produtos Digitais. Ele serve como um farol, iluminando áreas críticas que precisam de atenção e evolução. E assim como um produto de sucesso, nossa área está sempre em transformação. Este relatório destaca a maturidade e relevância do Brasil no cenário global de Produto e Tecnologia.
Nessa edição tivemos a honra de desenvolver o material em conjunto com a Bain & Company, consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promover mudanças que definam o futuro dos negócios, para mapear o mercado de trabalho de dados no Brasil.
Como nos anos anteriores, aprofundamos nos assuntos mais importantes para a comunidade como remuneração por recorte (gênero, região, cargo), o papel da área de Produto nas empresas, a autonomia dos times e seus principais desafios.
Este "Panorama do Mercado de Produto no Brasil" não é apenas uma pesquisa. É um guia para empresas que possuem Produtos Digitais. Ele serve como um farol, iluminando áreas críticas que precisam de atenção e evolução. E assim como um produto de sucesso, nossa área está sempre em transformação. Este relatório destaca a maturidade e relevância do Brasil no cenário global de Produto e Tecnologia.
Para criar este relatório, contamos com 1.664 respondentes, o que nos possibilitou obter um raio-x da área, identificando pontos de melhoria e alinhando-os à visão da PM3: "Tornar o mercado brasileiro de tecnologia uma referência em Produtos Digitais”.
A amostra reflete a visão de variados papéis de produto em diferentes empresas, bem como diferentes perfis de experiência profissional, incluindo perfis júnior, pleno, sênior e gestores. Com esses resultados, foi possível ampliar a visão de indicadores relacionados a perfil demográfico, formação, atuação no setor, remuneração e fatores de satisfação no ambiente de trabalho, comparando a evolução desses indicadores com os resultados da última edição.
Somos a escola para quem cria, pensa, desenha, analisa e lidera Produto Digital.
É por meio do Produto que geramos impacto positivo na vida das pessoas e retorno para a organização. Por isso, um produto de sucesso deve passar por muitas áreas de uma empresa antes de chegar ao cliente.
Se sua atuação e suas decisões impactam na evolução do produto, você de alguma forma está fazendo produto.
Transforme produtos em resultados. Seja PM3.
Somos uma consultoria global que impulsiona empresas e organizações a promoverem mudanças que definam o futuro dos negócios. Com 65 escritórios em 40 países, trabalhamos em conjunto com nossos clientes, como um único time, com o propósito compartilhado de obter resultados extraordinários, superar a concorrência e redefinir indústrias.
Complementamos nosso conhecimento especializado integrado e personalizado com um ecossistema de inovação digital a fim de entregar melhores resultados, com maior rapidez e durabilidade. Com o compromisso de investir mais de US$1 bilhão em serviços “pro bono”, em 10 anos, usamos nosso talento, conhecimento especializado e percepção em prol de organizações que enfrentam atualmente os desafios urgentes relacionados ao desenvolvimento socioeconômico, meio ambiente, equidade racial e justiça social.